O empresário Marco Carbonari é um renomado empreendedor, desse modo, repleto de experiência e conhecimento sobre o tema, o convidamos para discorrer sobre um processo muito visto em empresas ao redor do mundo todo: o turnover. você sabe o que esse termo significa? Marco Carbonari explica que trata-se da rotatividade com o que os colaboradores saem das empresas, sendo assim, um importante indicador dentro da cultura organizacional de uma empresa.

Há muitas explicações para entender o turnover de uma empresa, seja por falta de organização no ambiente corporativo, falta de gestão de conflitos ou até mesmo escândalos e uma rotina laboral maçante. Desse modo, Marco Carbonari indica buscar meios e métodos que diminuam essa rotatividade para que a empresa encontre em diferentes setores, equipes motivadas, engajadas e uníssonas. 

Nesse sentido, o empresário Marco Carbonari afirma que é ideal que os gestores e coordenadores se preocupem com o ambiente corporativo e que desenvolvam políticas de convivência e formas de diminuir o chamado turnover. Desse modo, confira abaixo maneiras de diminuir o turnover de uma empresa.

Elabore um plano de carreira para os funcionários

Um dos principais motivos da saída de funcionários de uma companhia é a falta de um plano de carreira. O empresário Marco Carbonari explica que, sem enxergar um futuro próspero naquela organização, este colaborador parte em busca de empresas que ofereçam melhores condições de emprego, benefícios e desenvolvimento profissional. 

Nesse sentido, pode-se dizer que quando pensamos em medidas que visam diminuir a evasão de colaboradores, não podemos deixar de citar a importância de oferecer os recursos e materiais necessários para que este colaborador progrida e acrescente na empresa, bem como sinta-se motivado para continuar a angariar frutos na empresa.

Capacite seus colaboradores

Uma das maneiras mais eficazes de impedir a evasão dos colaboradores é investindo em cursos e capacitação, para que assim o funcionário possa progredir tanto no seu lado pessoal, como para o lado profissional. Sem contar no grandioso salto que a empresa pode dar em busca de melhores resultados. Nesse sentido, oferecer materiais personalizados e manter um diálogo com seus colaboradores também pode ocasionar em ótimos feedbacks. 

Ofereça uma remuneração justa aos seus funcionários

Outro ponto que Marco Carbonari ressalta e que vale a pena ser mencionado é a importância de oferecer um salário compatível com o mercado. O empresário explica que este é um ponto-chave para entender melhor sobre o turnover de colaboradores. Marco Carbonari explica que hoje há diversas maneiras de descobrir a média salarial de cargos no Brasil, como sites e fóruns de discussão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui