‘Financial Times’ coloca em dúvida dados do Brasil

7 de dezembro de 2019 0 Por Henri Monteiro

Referência entre liberais e economistas do mundo todo, o jornal britânico Financial Times publicou na última terça-feira, 3, um artigo que coloca em xeque a confiabilidade das estatísticas econômicas do Brasil.

Intitulado “Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas”, o texto lança dúvidas sobre os dados divulgados ao mercado pelo Ministério da Economia.

Segundo artigo, assinado pelo jornalista Jonathan Wheatley, as dúvidas ascenderam na semana passada, quando o real registrou uma deterioração recorde frente ao dólar e o Banco Central apontou que as contas externas do país registraram em outubro o pior resultado em cinco anos, puxadas pelo recuo nas exportações.

No dia seguinte, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou números superiores ao esperado, com crescimento de 0,6% no terceiro trimestre. Porém, os dados chamaram atenção por conta de uma incomum alta registrada nos estoques das empresas, um indicador negativo em termos de atividade econômica. Tais fatores lançam suspeita de maquiagem de dados ou incompetência e levam o Brasil a ter a confiabilidade de seus dados questionada pela primeira vez.

494 visualizações

275 visualizações

211 visualizações

162 visualizações

145 visualizações

7 comentários

3 comentários

3 comentários

3 comentários

2 comentários