Em novembro de 2019, a agência YG Entertainment anunciou o fim do contrato com a cantora CL. A artista, que debutou como líder do grupo 2NE1 em 2009, sempre incorporou o poder feminino à sua música para cantar abertamente sobre temas considerados tabu na Coreia do Sul. Fortemente engajada nos direitos das mulheres e na causa LGBTQIA+, CL foi um dos nomes do K-pop a se pronunciar sobre o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) após o assassinato de George Floyd, em junho de 2020.

Após completar mais de 10 anos dentro da indústria do pop sul-coreano — e isso inclui o tempo que ficou sem poder lançar nada inédito pela gravadora —, CL finalmente ficou livre para contar sua própria história e foi o que encontramos em In the Name of Love, seu primeiro projeto como artista independente lançado em dezembro do ano passado. As seis faixas arrancaram elogios e emocionaram os fãs que esperaram muito tempo por uma nova era da cantora. Todas as produções ganharam videoclipes.

Depois de preparar o terreno, Lee Chae-rin, seu nome verdadeiro, está de volta à cena musical em 2020 com o anúncio de Alpha, seu primeiro álbum completo de estúdio. Tudo começou com POST UP, um aquecimento visual para apresentar o conceito do disco. A faixa é curta, mas o suficiente para entender o recado que CL quer passar. “POST UP é um pequeno vídeo que estou lançando antes do meu novo álbum como um agradecimento aos meus fãs que acreditaram e esperaram tanto por mim”, escreveu em uma publicação no Instagram. Dançando em uma sala cheia de luzes coloridas, ela canta e exibe seus looks de grife até ser consumida por chamas azuis:

No dia 29 de outubro dois novos singles ganharam vida. Na frenética HWA, temos CL aproveitando sua habilidade vocal e fazendo um verdadeiro desfile de moda enquanto dança:

A música também rendeu uma performance no programa norte-americano The Late Late Show with James Corden. A apresentação foi filmada no Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Seul, e, mais uma vez, CL aparece deslumbrante em seu figurino. Se liga:

Já a balada romântica 5 STAR chegou para confortar os corações mais apaixonados. No mv, CL e Christian Yu interpretam um casal vivendo momentos mais deliciosas de um relacionamento amoroso. O músico Tablo, do renomado Epik High, também é um dos letristas que assina a composição: 

Continua após a publicidade

No Twitter, a cantora também fez questão de agradecer o artista pela cumplicidade e toda a equipe que trabalhou com ela neste single.

Construindo seu legado como artista solo, CL, que já ostenta no currículo turnês mundiais, milhares de cópias vendidas e uma performance no encerramento das Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul em 2018, promete lançar Alpha no dia 30 de novembro. “Eu sou uma artista desde que me lembro, mas este será meu primeiro álbum solo, então estou animada por ter liberdade de ser criativa e livre para compartilhar todas as minhas músicas e finalmente apresentá-las aos meus fãs”, declarou em uma entrevista.

Continua após a publicidade