Luciano Huck

Luciano Huck
Luciano Huck, João Doria e Sergio Moro se articulam para eleição de 2022 (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

As articulações para 2022 ganharam força nas últimas semanas e muito mais agora após o anúncio da vitória de Joe Biden na eleição dos Estados Unidos. Na empreitada armada contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra a esquerda, João Doria, do PSDB, Luciano Huck e Sergio Moro entraram no páreo unidos.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, os três combinaram uma frente de oposição ao atual governo para a eleição daqui a dois anos. Em setembro, Doria e Moro conversaram sobre o assunto durante um jantar. Com Huck, a conversa com o governador aconteceu em Davos, na Suíça, no Fórum Econômico Mundial, em janeiro.

Na reunião, além de Doria e Huck, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, do DEM, esteve na conversa. Juntos, eles falaram sobre a tragédia do Governo Bolsonaro, curiosamente antes da pandemia da Covid-19. O ministro Paulo Guedes estava na mesma sala, mas em outra mesa.

Em todas as conversas, Ciro Gomes, do PDT, foi o mais citado como possível nova aposta da esquerda na próxima eleição, e deixaram de escanteio o ex-presidente Lula, do PT, por enquanto inelegível. Nenhuma decisão sobre quem será o líder da chapa foi alardeada.

Da ala mais velha do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso viu com bons olhos uma possível candidatura do apresentador da Globo. Doria, por sua vez, saiu do ramo empresarial e nas duas eleições que esteve, foi vitorioso: ganhou para prefeito, em 2016 e para governador, em 2018.

Ainda de acordo com a reportagem, se Luciano Huck estava longe de uma candidatura em 2018 por causa da família e pelo trabalho na Globo, os dois fatores foram superados. A emissora, aliás, não viu com maus olhos um dos seus no comando do governo em meio ao clima de guerra com Bolsonaro e a possível não renovação da concessão pública em 2022.

O post Além de Moro, futuro político de Luciano Huck envolve Mandetta e Doria apareceu primeiro em RD1 → Audiência da TV, Notícias da TV e Famosos.