Neste domingo, 15 de novembro, 148 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades. As eleições de 2020 contam com mais de 557 mil candidatos disputando cargos no Executivo e nas câmaras municipais. Neste ano, as seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h – com uma hora a mais no horário de votação em relação aos anos anteriores, devido à pandemia da Covid-19. O objetivo é garantir a segurança dos eleitores para diminuir aglomerações nas zonas eleitorais. Confira abaixo a cobertura especial da Jovem Pan e as principais informações do primeiro turno das eleições municipais para prefeito e vereador em todo o Brasil.


7:05 – São Paulo – Covas está na liderança com 38% das intenções de votos

Na noite deste sábado, 14, o Ibope divulgou novo levantamento que aponta o prefeito Bruno Covas, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, com 38% das intenções de voto. Na segunda colocação, aparece Guilherme Boulos (PSOL), com 16%. Celso Russomanno (Republicanos) tem 13%, e o ex-governador do Estado de São Paulo Márcio França (PSB) também tem 13%.


7:03 – Veja o que levar e o que não levar para votar

O eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral levando um documento oficial com foto, máscara e a própria caneta para assinar o caderno de votação – evitando o compartilhamento de objetos e a disseminação do novo coronavírus. O eleitor também pode levar a cola com os números de seus candidatos. Vale lembrar que não é permitido portar o aparelho celular dentro da cabine de votação. Também são proibidas máquinas fotográficas, filmadoras ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.


7:00 – Votação iniciada no país

As seções eleitorais já foram abertas no país e os eleitores começaram a registrar o seu voto para a escolha de prefeitos e vereadores. O horário neste ano foi ampliado por causa da pandemia da Covid-19. Para evitar aglomerações, a Justiça Eleitoral determinou que o eleitor poderá comparecer às urnas de 7h às 17h. O período entre 7h e 10h será preferencial para os idosos.


6:48 – Eleitores fazem filas antes da votação

Antes mesmo da abertura dos colégios eleitorais, eleitores já fazem filas nas principais seções eleitorais do país. Rio de Janeiro e Salvador estão entre as capitais que registraram o início de filas para a votação deste domingo, 15. A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, também já tem registros de espera nos locais. Respeitando o distanciamento social, os eleitores, principalmente idosos, aguardam para iniciar a votação, que começa às 7h.