Se você nunca ouviu falar na Teoria de Herzberg como aliada na hora de motivar a sua equipe, este artigo é para você! Para Marco Antonio Carbonari, renomado empresário que possui largo conhecimento e experiência em gestão empresarial, comenta que somente aplicando metodologias específicas é possível manter uma equipe realmente motivada.

Isso porque, Marco Antonio Carbonari acredita veementemente que manter uma equipe motivada é extremamente importante quando o assunto é produtividade e sucesso de uma empresa, ainda que tais conceitos pareçam não ter relação direta uns com os outros (acredite, eles têm!). Dessa forma, se você quer saber mais sobre essa teoria, não deixe de ler este artigo até o final.

Entendendo a Teoria Herzberg

A Teoria Herzberg foi criada por um professor e psicólogo estadunidense Frederick Irving Herzberg, e ela também é conhecida como Teoria dos Dois Fatores. Ela, por sua vez, é apoiada nos fatores motivacionais e higiênicos, de modo que, segundo explica Marco Antonio Carbonari, se apoiam constantemente. 

Em primeiro lugar, Marco Antonio Carbonari explica que os fatores motivacionais abarcam, como sugere o nome, os fatores capazes de motivar os colaboradores de uma determinada equipe de maneira real, através da liberdade, dos feedbacks, valorização em palavras e ações pelos trabalhos dos mesmos e coisas afins.

Com relação aos fatores higiênicos, o processo é diferente. Estes, por sua vez, tratam-se dos elementos atribuídos ao trabalho de um determinado colaborador, como salários, benefícios, valores e culturas da empresa e elementos afins. Para Marco Antonio Carbonari, os fatores motivacionais sem os fatores higiênicos não criam nada além de um relacionamento abusivo entre empresa e colaborador.

Dessa forma, Marco Antonio Carbonari aconselha que se você quer motivar os seus colaboradore, analisar o cenário da sua empresa, de modo considerar as insatisfações e o que você poderia fazer para melhorá-la, dentro da Teoria de Herzberg, é claro, pode mudar completamente os rumos da sua empresa e corroborar para o sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui