Nesta quinta-feira (9), a Câmara dos Deputados promulgou uma resolução que dá ao piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton o título de cidadão honorário do Brasil.

A homenagem deve ser entregue em sessão solene, mas ainda não há data marcada.

A resolução (PRC 79/21) foi sugerida foi uma iniciativa do deputado André Figueiredo (PDT-CE), e recebeu parecer favorável do relator em Plenário, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Na justificativa, Figueiredo argumenta que durante uma corrida em novembro de 2021, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, Hamilton homenageou o brasileiro Ayrton Senna com as cores nacionais “que o piloto brasileiro tão bem representava”.

“Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos”, diz o texto.

O documento do deputado afirma também que “Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho pois nos lembrava de nossas potencialidades”.

O título de cidadania honorária torna a pessoa agraciada um “conterrâneo”, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no país.

Diante da justificativa, Figueredo diz acreditar que o esporte e a celebração das vitórias nacionais,podem ajudar a “ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional”.

“Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, agumenta o deputado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui