Marco Antonio Carbonari é especialista em vinhos, tendo a seu comando a vinícola Villa Santa Maria na região do Vale do Baú (SP). hoje, perguntamos sobre uma de suas uvas favoritas, a Touriga Franca, veja:

Se trata de uma das uvas mais renomadas de Portugal e, segundo Marco Antonio Carbonari, uma das principais uvas utilizadas para a produção do famoso “vinho do porto”. Touriga Franca tem uma boa coloração, taninos e aroma com notas rosas e amoras.

Depois de sua fermentação, o vinho preparado pela uva Touriga Franca deve ser armazenado em barris de carvalho, envelhecendo até três anos (no mínimo), antes de ser engarrafado. Marco Antonio Carbonari revela que a uva não apresenta muito sabor, ou grande potencial quando provada no cacho, porém, o vinho é intenso e possuinte de uma qualidade incrível.

Marco Antonio Carbonari revela que a origem dessa variedade de uva é muito incerta, já que não há nenhum registro de onde ela foi encontrada a princípio. Alguns cientistas dizem que trata-se de uma mutação entre a Touriga Nacional e outra uva desconhecida (como Mourisco Tinto).

Os vinhos feitos com a Touriga Franca apresenta corpo médio, taninos e acidez de intensidade média, sendo assim, Marco Antonio Carbonari explica que, para uma boa harmonização, legumes no vapor, saladas, chocolates de alto nível de cacau, carnes vermelhas, embutidos e camarão são ótimas opções.

Se você quer saber mais sobre as uvas mais queridas do mundo e ainda degustar vinhos de qualidade, não hesite em agendar uma visita na vinícola Villa Santa Maria. Marco Antonio Carbonari conta que, além de uma imersão no assunto, os visitantes têm a chance de viver uma experiência gastronômica exclusiva na aconchegante Bruschetteria da Villa.

Ressaltamos que a Villa Santa Maria trabalha com agendamento prévio, sendo assim, agende sua visita pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui