Se você deseja evitar uma gravidez, é de suma importância que você utilize um método contraceptivo eficaz. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a internet está cheia de desinformações sobre os métodos e formas de evitar uma gravidez indesejada. Pensando nisso, neste artigo, você poderá conhecer 3 dos métodos que apresentam eficácia na prevenção de uma gestação.
O que são métodos contraceptivos?
Em primeiro lugar, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior nos explica que os métodos contraceptivos são formas que a ciência encontrou para que não houvesse a fecundação do óvulo durante uma relação sexual, de forma que não venha ser gerado uma vida. Sendo assim, com o passar do tempo, esses métodos foram sendo atualizados, a fim de acompanharem a rotina da mulher moderna.
Por que utilizar métodos contraceptivos?
Se você possui vida sexual, mas não deseja ter filhos no momento, o uso de métodos contraceptivos é indispensável. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, muitas pessoas acreditam que esse uso pode causar doenças e diversos problemas de saúde, entretanto, o método contraceptivo ideal deve ser escolhido entre a mulher e seu médico, justamente para evitar esse tipo de episódio.
Métodos contraceptivos de maior eficácia
Como dito anteriormente, a indústria farmacêutica, juntamente com a ciência, desenvolveu diversos métodos contraceptivos. Além disso, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior ressalta que controles como tabelinha e coito interrompido são métodos antigos, mas que apresentam uma taxa de falha muito alta. Por esse motivo, só devem ser usadas se combinadas com outros métodos. Para se manter segura, abaixo você pode conferir alguns dos métodos contraceptivos mais eficazes.
- Preservativo masculino
O preservativo masculino é um dos métodos mais populares e, da mesma forma, se usado corretamente, apresenta nível de falha muito baixo. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior ainda ressalta que, esse método além de prevenir gravidez, também previne IST’s. Logo, é uma das escolhas mais assertivas, necessitando de consulta médica, apenas de um dos parceiros apresentar alguma alergia ou reação ao material.
- Pílula anticoncepcional
Apesar de muitas mulheres evitarem esse método pela taxa de hormônio considerável, segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, sua taxa de falha chega a ser de 1% se usada com disciplina e nos horários corretos. Entretanto, para escolher a pílula anticoncepcional ideal, é de suma importância que você converse com seu médico para atender as particularidades do seu organismo.
- DIU
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o DIU é uma pequena estrutura que é colocada no interior da cavidade uterina. Assim como a pílula anticoncepcional, sua taxa de falha é de 1%. Entretanto, é de suma importância que a paciente faça um acompanhamento médico para se certificar de que o método não saiu do lugar, o que pode resultar em uma gravidez indesejada.
Esses são alguns dos métodos contraceptivos mais eficazes e que estão disponíveis no mercado, entretanto o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior não deixa de ressaltar a importância de consultar um médico de confiança para fazer a melhor escolha.